quarta-feira, 19 de maio de 2010

Torre de Ulisses ...

... uma maravilha observar Lisboa a 360º em tempo real.

Depois de muito deambularmos pelas Muralhas do Castelo de S. Jorge e pelas tendas do Mundo Mix, eis que a Sónia Moreira descobre a Torre de Ulisses na qual é possível observar a cidade de Lisboa. Com visitas marcadas e guiadas em diversos idiomas, tivemos sorte pois a próxima era dai a 30 m e seria em português, todos quisemos ficar e não perder a oportunidade de ver em funcionamento um mecanismo óptico inventado por Leonardo Da Vinci no século XVI - o Periscópio.


A Torre de Ulisses possui esta designação pois segundo a lenda, Ulisses foi o fundador da cidade de Lisboa, outrora, nesta torre, guardava-se o Tesouro Real, pelo que ficou conhecida durante algum tempo como Torre do Tombo.



Foi fascinante a explicação, ouvir a história da cidade, observar vistas inéditas na Câmara Escura instalada na Torre de Ulisses. O funcionamento do periscópio é feito através de um espelho no topo da torre que capta as imagens da cidade e que depois são projectadas numa espécie de lente gigante que se ajusta subido e descendo para focar as imagens.

Lisboa, céu e rio ficaram por instantes debaixo do nosso atento olhar ...





0 mensagens:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails